Publicidade para diferentes tipos de produtos. Publicidade contextual: o que é?

Qual publicidade é mais eficaz? Quão necessário é para pequenas e grandes empresas? Essas e outras dúvidas surgem para quem começa a fazer negócios e se depara com o fato de que para aumentar as vendas e divulgar seu próprio produto precisa falar sobre seu negócio.

Tipos de publicidade

Hoje você pode apresentar informações sobre suas atividades de maneiras completamente diferentes. Antes de começar a promover o seu negócio, você precisa se familiarizar com os tipos de publicidade existentes e escolher a mais adequada para você. Isso é necessário para entender qual é a publicidade mais eficaz para uma construtora, por exemplo.

A maioria das mensagens informativas que vemos são publicidade comercial destinada a atrair compradores, mas também existem mensagens sociais e políticas.

  • externo - apresentado na forma de outdoors, cartazes em transporte público, placas, letreiros, etc.;
  • através dos meios de comunicação – televisão, rádio, jornais e revistas;
  • banner de internet, redes sociais, publicidade contextual, hiperlinks.

O papel da publicidade nos negócios

A publicidade não é apenas um luxo. Essa ferramenta é necessária para que todo empreendedor divulgue informações sobre si mesmo ao público-alvo e divulgue seu nome no ranking das empresas. Isso ajudará a apresentá-lo como uma empresa confiável, solvente e responsável.

Ao utilizar um marketing competente, você pode facilmente responder qual publicidade é mais eficaz para o seu negócio, além de criar uma imagem positiva, destacar as vantagens e formar uma atitude leal à empresa.

Você não deve presumir que as pequenas empresas não precisam de publicidade, que apenas o boca a boca funciona aqui. Isto está errado. Em qualquer caso, a publicidade ajuda a informar os potenciais compradores sobre a empresa e a promover o produto da empresa no mercado.

É importante escolher um tipo que não afete muito o seu orçamento, mas que ao mesmo tempo ajude você a se promover e aumentar o reconhecimento.

Pequena empresa: como anunciá-la

As pequenas empresas, tal como as grandes, necessitam de publicidade, que não deve recusar, mesmo que não tenha fundos extras. Você deve saber: o período decisivo no desenvolvimento de qualquer atividade são os primeiros 2 anos, quando ocorre o conhecimento inicial, a adaptação e o reconhecimento. Durante este período, a promoção deve ser o mais intensa e agitada possível.

Antes de decidir sobre a forma de promoção de um empreendimento, vale a pena estudar o máximo de informações possível sobre a questão: qual publicidade é mais eficaz? As estatísticas são convincentes e, com a ajuda de dados específicos, irão ajudá-lo a fazer sua escolha.

É importante focar em ofertas específicas e recusar o uso de palavras-modelo como “barato”, “rápido”, “com garantia”, “rentável”, etc. Se tais métodos já tiveram um bom efeito sobre potenciais compradores, agora é não atrai, mas até repele. As pessoas precisam de números específicos, de uma compreensão do que pagarão.

Métodos para aumentar as vendas

Existem vários métodos e tipos de publicidade, cada um deles visando aumentar as vendas e obter lucros, mas todas estas não são ações espontâneas, mas sim uma estratégia claramente pensada. Qual publicidade é mais eficaz para os pequenos negócios pode ser compreendida depois de algum tempo, mas é fato que qualquer tipo está sujeito a uma determinada estrutura:

  • problema - se você está vendendo um produto ou serviço que pode ajudar na solução, então, ao anunciar, você pode usar frases interrogativas: “Cansado de esperar que os preços caiam?”, “Você está cansado de pagar muito?” etc.;
  • resolver o problema - depois de feita a pergunta, você responde antecipadamente que é a sua empresa que tem condições de resolvê-la e em condições favoráveis;
  • a oferta é única – muitas empresas podem prestar atendimento, mas você deve ser diferente delas e oferecer algo que atraia ainda mais o público-alvo;
  • restrições - as pessoas podem se interessar pelo seu produto e serviço, mas pensarão em comprar mais tarde para pensar bem em tudo. Vale a pena introduzir um limite de tempo ou disponibilidade para que as pessoas possam fazer compras com mais rapidez;
  • ligar - após surgir o interesse e o desejo de compra, o comprador deve ver imediatamente para onde ligar, como fazer o pedido, como pagar.

Como atrair consumidores?

Qual publicidade é mais eficaz? As estatísticas confirmam que nem toda empresa pode se dar ao luxo de falar de si mesma na televisão ou no rádio, pois não tem muito dinheiro. É claro que, antes de anunciar em uma ou mais fontes, o proprietário estuda dados que mostram os métodos mais eficazes. Mas vale lembrar que cada área de negócio tem seu tipo de promoção e indicadores próprios de eficácia.

De acordo com dados estatísticos usando o exemplo das janelas de plástico na cidade de Ufa, o custo de um cliente atraído varia muito de diferentes maneiras. A publicidade foi feita na rádio, em jornais e revistas, em outdoors, no help desk e na Internet. A promoção mais barata foi na Internet, onde foram gastos 42 rublos, e a mais cara no rádio foi mais de 15 mil rublos. Isso sugere que na Internet você pode customizar a publicidade especificamente para o seu cliente, controlar o orçamento e determinar o custo do contato.

Publicidade orçamentária em pequenas empresas

  1. Telemarketing - ligar para clientes potenciais pode atrair compradores, mas também pode repulsá-los. A publicidade desta forma deve ser redigida corretamente: o texto deve ser curto, mas sucinto e compreensível. No entanto, este método é ineficaz e pode repelir as pessoas.
  2. Envio de mensagens para endereços de e-mail e em redes sociais – esse tipo leva tempo, mas não exige investimento financeiro. Também é ineficaz, mas pode atrair uma certa percentagem de compradores.
  3. Folhetos. Esse tipo de publicidade, claro, exige certos investimentos: é preciso imprimir o material em uma gráfica, de preferência em cores, o que atrairá mais as pessoas. Esta é uma ferramenta de marketing reconhecida, mas somente se for escrita corretamente - bom texto, imagens brilhantes, papel de alta qualidade. Deve ser distribuído em ruas de alto tráfego.

Como avaliar a eficácia?

Qual é o método de publicidade mais eficaz e como avaliá-lo? Após o lançamento dessa ferramenta, o proprietário vai querer saber como a publicidade afetou as vendas, se vale a pena utilizá-la no futuro ou se é melhor mudar alguma coisa.

Existem duas medidas de eficácia da publicidade: comunicação (ou seja, quão bem e com precisão a mensagem transmite informações ao público-alvo) e financeira. É importante saber que esse indicador depende em parte do proprietário, que determina o orçamento, a estratégia, os parâmetros, e em parte não depende, pois existem fatores incontroláveis: características do público, tempo de publicidade, requisitos legais.

Mas a avaliação da eficiência depende da situação específica do mercado: quantas empresas semelhantes existem, que métodos foram escolhidos e porquê? Para pequenas empresas, é recomendado organizar promoções usando métodos de clique direto, ou seja, o resultado deve ser comparável: lançaram um anúncio por dez rublos - receberam trinta, o que significa que funciona. Eles lançaram por cinco rublos - receberam três, o método não funciona e a empresa vai para o vermelho.

Uma abordagem complexa

É impossível fazer a mesma avaliação da eficácia da publicidade para cada área de negócio e utilizar as estatísticas dos resultados de uma empresa para analisar outra. Este método apenas desperdiçará seu orçamento e será inútil.

Saudações, queridos leitores do blog InternetTips! Este artigo discutirá os diferentes tipos de publicidade na Internet e suas características. Conhecer as características de cada tipo de publicidade o ajudará a gastar seu orçamento de maneira eficaz na promoção de seus produtos ou serviços.

Com o artigo você aprenderá não apenas quais tipos de publicidade online existem, mas também quanto custa a publicidade online e onde ela pode ser colocada. Obtenha recomendações de publicidade online eficaz para aumentar a popularidade do projeto e aumentar as vendas de bens e serviços. Graças aos diferentes critérios de configuração e à capacidade de fazer alterações nos anúncios publicados a qualquer hora do dia, a publicidade online está constantemente a aumentar a sua quota de mercado.

O que é publicidade na Internet?

Com o desenvolvimento da Internet e o aumento da audiência potencial, o mercado de publicidade online tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Existem muitos formatos de anúncio disponíveis hoje: texto, imagem, vídeo e animação. Graças ao desenvolvimento da Internet móvel, o alcance do público usuário se expandiu. Agora, não apenas os proprietários de computadores e laptops podem ver anúncios em sites, mas também os usuários de dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Você pode colocar anúncios não apenas em quadros de avisos especializados, mas também em muitos sites por meio de serviços especiais. Destaque especial para a publicidade nas redes sociais e em videoclipes no YouTube, como as formas mais promissoras de atrair o público-alvo, graças à segmentação flexível. As configurações de segmentação permitem selecionar o público de usuários que terão interesse neste anúncio e, consequentemente, a oferta nele contida.

Os serviços de análise para a eficácia das empresas de publicidade permitem rastrear um parâmetro como a conversão. Para um anúncio, significa a proporção entre o número de cliques e o número total de impressões. Nas estatísticas, é exibido como CTR. Além disso, você pode analisar ainda mais o comportamento do usuário no site de publicidade - assinatura, registro, preenchimento de um requerimento, realização de um pedido e outras ações.

Publicidade na Internet e suas variedades

Existem diferentes formas de publicidade na Internet - agressiva (janelas pop-up e pop-under, teasers, publicidade em videoclipes), banners gráficos e animados, anúncios contextuais de texto, linha publicitária, publicidade em listas de discussão.

Banner publicitário

Um dos principais objetivos da colocação de banners publicitários na Internet é aumentar o conhecimento da marca da empresa.

Um banner é uma imagem gráfica estática ou animada de tamanho fixo. Quanto aos formatos, uma imagem estática é jpeg ou png, e uma animada é gif e flash. Os tamanhos mais populares são 468*60, 240*400.

O pagamento é feito pela exibição do banner por um período determinado (dia, mês). Você pode selecionar sites manualmente e negociar com os proprietários do site sobre o posicionamento. Ou através de uma bolsa especializada Rotaban .

publicidade contextual

O que é publicidade contextual na Internet? São anúncios exibidos com base no conteúdo da página em que são exibidos. As palavras-chave são analisadas e a publicidade mais relevante é exibida. É oferecido ao visitante um produto ou serviço no qual ele manifestou interesse.

Recentemente, os anúncios começaram a ser exibidos com base nos seus interesses. Por exemplo, você pesquisou na Internet informações sobre como escolher um tablet e agora, durante todo o dia, vê anúncios de tablets nas páginas que visita posteriormente.

Os líderes de mercado são Yandex.Direct e Google Adwords. Acho que você já ouviu falar dos dois maiores mecanismos de busca: Yandex e Google, e pelos nomes dos sistemas de publicidade contextual listados acima, você pode adivinhar quem é o dono de qual.

Para obter um bom retorno de sua campanha publicitária, você precisa escolher as palavras-chave certas para as quais seus anúncios serão exibidos. Nas configurações, você deve especificar a localização geográfica e região do público-alvo e os tipos de dispositivos.

O custo do pagamento por cada clique em um anúncio depende do tema e da concorrência. Os cliques mais baratos em temas sem fins lucrativos custam a partir de 5 centavos, enquanto em temas comerciais competitivos o preço médio é de vários dólares. Vale ressaltar que quanto mais alto o anúncio for colocado na página, mais caro será o custo de clicar nele.

Publicidade teaser

Teasers são imagens, muitas vezes animadas com um título intrigante. Com sua aparência, os teasers provocam o visitante, obrigando-o a clicar e ver o que está escondido por trás do título chamativo.

Os anúncios teaser são mais frequentemente colocados em sites de entretenimento e notícias. Essa publicidade é eficaz em sites femininos de venda de produtos de saúde e perda de peso. As mulheres clicam voluntariamente nos anúncios e realizam outras ações no site do anunciante (assinaturas, pedidos).

Publicidade pop-up agressiva

Um exemplo de publicidade agressiva é uma janela pop-up que bloqueia a visualização das informações do site. Para removê-lo da tela, o usuário precisa clicar para fechar. Muitas vezes, ao fechar, o usuário é redirecionado à força para outro site ou uma nova página com uma oferta promocional é aberta em uma janela separada.

Ainda antes, outro tipo de publicidade intrusiva era difundida - quando, junto com o site desejado, uma janela com publicidade era aberta. Mas ultimamente, a publicidade pop-up raramente tem sido encontrada em sites de alta qualidade, uma vez que os motores de busca impuseram sanções à sua colocação.

Publicidade em banner, contextual, teaser e pop-up são colocadas principalmente em sites e fóruns.

Publicidade direcionada nas redes sociais

O formato clássico é um bloco de anúncios. No VKontakte ele é colocado na coluna da esquerda e no Facebook à direita. Um exemplo de tal publicidade na página VKontakte:

Menção especial deve ser feita à publicidade nas comunidades. O público-alvo é identificado com base no interesse por um determinado tema. Uma postagem publicitária em uma postagem pública não difere de uma postagem normal, por isso há mais confiança nela. Se compararmos uma mensagem publicitária e um anúncio, o primeiro é mais informativo e traz mais informações para o usuário. Quanto ao retorno, é maior para uma postagem paga.

Deve-se notar que o público do VKontakte é mais jovem do que do Odnoklassniki.

O formato de pagamento é por 1.000 impressões ou por 1 clique.

Você pode colocar um anúncio na Internet em uma página de perfil especialmente criada em uma rede social. Uma página falsa é criada especificamente para promover um serviço ou produto específico e preenchida com as informações necessárias. Isso é o que fazem os proprietários de projetos de Internet ou pequenas empresas.

Empresas em constante desenvolvimento e crescimento devem criar seu próprio grupo ou página pública. Interaja de forma mais eficaz com os usuários nas redes sociais. rede em vez de redirecioná-los para um site separado. É claro que será necessário algum investimento para configurar e administrar sua própria comunidade.

Formatos de anúncio do YouTube

  1. Publicidade em vídeo reproduzida antes do vídeo por pelo menos 5 segundos. Após 5 segundos, o usuário pode clicar no botão “Pular anúncio” e começar a assistir ao vídeo pelo qual acessou a página. Esta é a forma mais eficaz de publicidade no YouTube para atrair a atenção do usuário para uma marca ou produto específico. O pagamento é feito por visualização.
  2. O formato de anúncio a seguir cobra por clique. O próprio anúncio é mostrado na coluna da direita acima dos vídeos recomendados, bem como na forma de um bloco translúcido que fica sobreposto na parte inferior do vídeo. Este tipo de publicidade é encomendada através da rede de display do Google Adwords.
  3. O terceiro tipo é um banner de 300*250 na coluna da direita acima de vídeos semelhantes. Na maioria das vezes, é um bloco de mídia com uma imagem animada.

Sites temáticos

Este grupo inclui vários blogs, fóruns, painéis de mensagens, portais e comunidades. O público dessas plataformas da Internet é estritamente temático.

Em termos de tempo e custos de mão de obra, este é um dos métodos mais difíceis, mas quanto ao custo, você pode colocar anúncios em vários recursos gratuitamente. Em muitos fóruns, você não poderá simplesmente se registrar e postar mensagens publicitárias; os administradores irão bani-lo por publicidade flagrante. Para anunciar da forma mais discreta possível, primeiro você precisa se comunicar com o público, por assim dizer, de forma desinteressada.

Publicidade em boletins informativos por e-mail

Os empresários da informação usam boletins informativos por e-mail para vender seus produtos de informação ou fornecer serviços. Para atrair usuários para sua base de assinantes, primeiro é oferecido a eles um produto gratuito para sua assinatura. E então cada assinante recebe uma série de cartas incentivando-o a comprar um produto pago.

Vários serviços ou lojas online usam listas de mala direta para informar seus clientes sobre novos produtos, promoções e descontos. Normalmente, os assinantes são aqueles que já fizeram uma compra ou utilizaram serviços, portanto, essas cartas não os irritam.

Eficiência e custo

Os tipos mais baratos são: publicidade contextual, teaser e mailing. Graças às configurações de segmentação, a publicidade contextual será vista pelos usuários interessados; Quanto aos teasers, eles não são adequados para projetos comerciais sérios, mas são perfeitos para projetos de entretenimento.

Você terá que gastar mais em banners publicitários, mas sua eficácia é bastante baixa em termos de vendas. Mas é ideal para publicidade de imagens. Serão necessários fundos adicionais para criar um banner de alta qualidade por um designer profissional.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender as principais formas de anunciar na Internet. Escreva comentários nos comentários e compartilhe sua experiência sobre como a publicidade ajudou a promover seu negócio.

A questão do marketing é considerada uma das mais urgentes da atualidade, principalmente para representantes de pequenas e médias empresas. Embora, mesmo apesar da conhecida frase “um bom produto não precisa de publicidade”, muitos proprietários de grandes redes de varejo às vezes também utilizem serviços de marketing. Mas, se você se deparar com a publicidade de seu negócio privado pela primeira vez, então as informações sobre quais tipos de publicidade são mais eficazes e difundidos hoje também serão muito úteis para você.

Publicidade externa

Portanto, um dos tipos de marketing mais comuns e ao mesmo tempo baratos hoje é a publicidade outdoor. É composto por estandes, outdoors, serpentinas, banners, etc., que podem estar localizados tanto no território do empreendimento anunciado quanto em qualquer outro ponto da cidade. Exemplos desse tipo de publicidade podem ser encontrados em quase todas as etapas, especialmente nas grandes cidades.

Um dos representantes mais proeminentes da publicidade outdoor são os outdoors. Via de regra, localizam-se em quaisquer edifícios, cercas, viadutos ou estradas, e constituem uma grande plataforma, de 3x6 metros, sobre a qual é colocada uma mensagem publicitária. A ênfase principal deste elemento de marketing é destinada a: pedestres, motoristas e passageiros de transporte público.

Recentemente, em muitas grandes cidades, os outdoors no formato “cidade” estão ganhando grande popularidade. O princípio de seu funcionamento é exatamente o mesmo dos escudos convencionais, mas ao mesmo tempo há uma diferença significativa de tamanho. As placas em formato cidade, em regra, não ultrapassam as dimensões de 1,2x1,8 metros, o que permite a sua utilização em postes de iluminação pública, em locais públicos (mercados, supermercados, centros comerciais), etc.

Dependendo da vontade do cliente, o escudo pode ser equipado com retroiluminação. Porém, esta opção será um pouco mais cara que a normal. Quanto aos pontos fracos dos escudos, eles consistem nas seguintes características:

  • dificuldade de colocação, do ponto de vista jurídico. Afinal, como os outdoors são normalmente colocados em edifícios ou suportes públicos, as autoridades municipais podem começar a fazer reclamações contra o próprio proprietário do outdoor por ocupação de espaço urbano. Nesse caso, seu anúncio será desmontado e é improvável que o dinheiro pago por ele seja devolvido à sua conta;
  • influência negativa de fatores ambientais. Devido às suas grandes dimensões, os escudos muitas vezes se tornam um excelente alvo para vândalos. Além disso, eles podem ser afetados negativamente por fortes rajadas de vento, chuva, neve, luz solar direta, etc.;
  • grande competição. Se considerarmos todos os tipos de publicidade exterior, então os outdoors são os representantes mais eficazes deste tipo. E isto, por sua vez, dá origem a uma concorrência muito forte entre as diferentes empresas anunciadas;
  • espaço limitado. Como as blindagens só podem ser instaladas em locais especialmente previstos para isso, pode surgir o problema de falta de espaço para sua colocação. Além disso, deve-se levar em conta o fato de que muitos clientes desejam ocupar os lugares mais vantajosos, que, via de regra, não são tantos.

Além das desvantagens acima, os escudos também apresentam muitas vantagens, incluindo:

  • preço lucrativo;
  • Maior eficiência. Devido às suas dimensões impressionantes, os escudos brilhantes atraem muita atenção;
  • a capacidade de influenciar áreas inteiras instalando vários escudos próximos uns dos outros.

Outro tipo de publicidade externa não menos eficaz é o alongamento. Ao contrário dos escudos, tem uma distribuição um pouco menor e é colocado exclusivamente acima de estradas e viadutos. Suas dimensões podem atingir de 12 a 15 metros de comprimento e 1 metro de largura. Via de regra, costuma-se escrever o nome da empresa anunciada ou seu slogan nos banners. Mas há momentos em que existem várias imagens no banner.

Dependendo da vontade do cliente, a inscrição ou desenho do banner pode ter elementos convexos ou iluminação adicional. Essas opções geralmente são equipadas por uma taxa adicional. As características positivas deste tipo de publicidade incluem, sem dúvida, as seguintes características:

  • baixo custo;
  • nenhuma reclamação do estado. Ao contrário dos outdoors, o banner é montado acima do pavimento, sem ocupar o espaço urbano. Ao mesmo tempo, para colocá-lo, basta um acordo escrito dos representantes do governo municipal;
  • Possibilidade de publicidade em ambos os lados.

Pois bem, quanto às características negativas, são aproximadamente as mesmas que no caso dos escudos, com exceção de possíveis reclamações das autoridades.

Considerando todos os tipos de publicidade outdoor, é simplesmente impossível não falar da sinalização. Em comparação com as opções anteriores, as placas serão simplesmente consideradas as mais populares, pois podem ser encontradas em todos os cantos. Isto explica-se pelo facto de as dimensões diminutas do letreiro poderem facilmente permitir a sua instalação tanto no interior como no exterior, e não só no território do empreendimento anunciado, mas também no meio de um local público, ou mesmo no meio de um beco.

Outra diferença significativa entre placas, outdoors e banners é que eles não exigem nenhuma licença. Quanto ao seu desenho, pode incluir a instalação de sinalização tanto em piso plano como na parede de qualquer edifício. Mas, em geral, como mostra a prática, na maioria das vezes eles estão localizados próximos ao objeto anunciado.

Quanto às desvantagens, são aproximadamente as mesmas que no caso dos sinais. Em primeiro lugar, devido ao peso leve da estrutura, o pilar é bastante fácil de roubar. Em segundo lugar, ao contrário de uma sinalização, não pode ser montado na parede de um edifício, mas apenas numa superfície plana. Em terceiro lugar, novamente, devido ao seu design leve, o pilar pode ser facilmente levado pelo vento. Mas, apesar destas deficiências, muitos empresários privados utilizam ativamente este tipo de publicidade.

Além das ferramentas padrão de marketing, hoje em dia existem alguns tipos criativos de publicidade, como: pessoas-sanduíche. Essa modalidade é um traje especial que é colocado no funcionário, que, por sua vez, deve estar em local público, divulgando determinado estabelecimento.

Os sanduíches podem ser divididos em dois tipos: com ternos que possuem um pôster frente e verso com informações, ou com ternos que possuem o formato da logomarca corporativa da empresa anunciada (por exemplo, muitas lojas especializadas na venda de dispositivos móveis costumam solicitar tal publicidade, com terno, em forma de celular).

E o último tipo de publicidade externa mais econômico são os apliques. É composto por folhas de papel comuns com informações publicitárias colocadas sobre elas, que são coladas em: postes, pontos de ônibus, paredes de casas, outdoors, etc. A grande vantagem dos aplicativos é que eles não requerem nenhuma permissão. Mas, ao mesmo tempo, eles também têm uma desvantagem significativa - baixa eficiência.

Publicidade na internet

Mencionando os principais tipos de publicidade que hoje são ativamente utilizados por muitos empresários privados, simplesmente não podemos ignorar a publicidade na Internet. É claro que, devido ao constante desenvolvimento da World Wide Web, os tipos de ferramentas de marketing que existem na rede estão em constante expansão, dando origem a cada vez mais novas tendências. Mas neste artigo consideraremos apenas as áreas consideradas mais eficazes.

Portanto, no topo da nossa lista está um tipo de publicidade bastante popular na Internet, usado em quase todos os sites - um banner. Este elemento pode ser uma figura gráfica de qualquer formato, na qual são colocadas uma mensagem publicitária e todos os tipos de imagens.

Este tipo de publicidade alcançou popularidade principalmente devido à sua versatilidade. Qualquer cliente pode escolher entre uma versão gratuita do banner, que será colocada em sites gratuitos especiais, ou uma versão paga, que ocorrerá em recursos populares ou em redes sociais (Vkontakte, Odnoklassniki, Instagram, Facebook, etc.).

Se falamos exclusivamente de banners pagos, então o seu custo será completamente diferente e, em primeiro lugar, será determinado pela localização do futuro anúncio.

Na maioria dos casos, esta classificação se parece com isto:

  • Pop-up é uma das opções mais caras. É um banner que se abre em uma janela separada do navegador quando o visitante acessa a página principal do site;
  • Pop —under também é um dos banners mais caros, que abre em uma aba separada;
  • Float é uma versão mais barata de banner que aparece na página principal do site em forma de imagem e possui uma cruz para fechá-lo;
  • Linha superior – banner colocado na parte superior do site, em toda a largura. Ao rolar a página para baixo, o anúncio não ficará visível. É por esta razão que o custo dessa ferramenta de marketing é bastante baixo;
  • Banners expandidos são um dos tipos de banner mais baratos, que são colocados na lateral da página e se desdobram quando você passa o cursor sobre ele.

Outro tipo de publicidade não menos popular na Internet publicidade de texto. Ao contrário dos banners, essa ferramenta carrega muito mais informações e geralmente é considerada mais eficaz. A publicidade de texto é uma espécie de anúncio (com ou sem imagens) que se integra em qualquer artigo de qualquer recurso da Internet. Assim, não é possível perder.

Mais raramente, a publicidade de texto pode não ser integrada em material pronto, mas sim criada na forma de um artigo SEO individual. É claro que essa opção será muito mais cara, pois envolverá adicionalmente redatores que digitam o próprio texto do anúncio. Pois bem, postar tal artigo deve ser exclusivamente em uma página separada do site, o que também vai cair no seu bolso.

Se considerarmos tipos mais originais de marketing na Internet, também podemos enfatizar a publicidade expressa em vídeos. Além disso, pode ser um vídeo filmado separadamente, postado em sites temáticos especiais, ou um pequeno trecho inserido no material de vídeo finalizado.

Não é segredo que o YouTube é um dos sites de hospedagem de vídeos mais populares da atualidade, lar de um grande número de blogueiros com um público de mais de 100 mil pessoas. Portanto, a maioria desses blogueiros, por um pagamento decente, pode concordar em remover um encarte publicitário do seu negócio e colocá-lo em seus vídeos. Esta opção de promoção do seu próprio negócio será provavelmente uma das mais eficazes.

E, finalmente, ao considerar os tipos de publicidade na World Wide Web, é simplesmente impossível não mencionar a publicidade contextual. Essa também é uma das maneiras mais caras e eficazes de promover seu próprio negócio disponíveis atualmente. Essa opção de marketing consiste em anúncios pop-up automáticos quando o usuário insere palavras ou frases relevantes na barra de pesquisa.

Ou seja, em palavras mais compreensíveis, se você pesquisar alguma informação sobre pesca, verá automaticamente sites com ofertas de compra de acessórios de pesca, justamente na loja cujo dono pagou por essa publicidade contextual. Assim, podemos concluir que a publicidade contextual não é de forma alguma inferior em eficácia à publicidade em vídeos.

Anúncios de TV

Que , Já discutimos quais tipos de publicidade existem na Internet e agora vamos passar para uma fonte semelhante de informação de massa - a televisão. Provavelmente cada um de nós já percebeu que ao assistir a um filme ou série na televisão, às vezes a transmissão é interrompida para exibição de comerciais. Então, essa é uma das formas mais comuns de marketing na TV.

Mas vale ressaltar o custo dessa promoção. Hoje, o custo de um comercial de 30 segundos em um canal de TV popular será várias vezes maior do que o custo de um vídeo completo de um blogueiro famoso postado em um canal com audiência de cerca de um milhão de pessoas. Esse recurso reduz significativamente a competitividade da publicidade na TV com outros tipos de publicidade em marketing.

Mas tudo não está perdido. Afinal, além da publicidade na TV, também existem opções mais baratas para divulgar seus produtos, a saber: ticker tape. Esta opção é um anúncio puramente de texto (sem imagens), que fica localizado na parte inferior da tela e se move durante a transmissão.

Para que o texto seja claramente visível e fácil de ler, ele é colocado sobre um fundo especial, que tem a largura de toda a tela e uma altura não superior a 1 - 2 cm. A cor de fundo não deve ser muito brilhante. , para não machucar os olhos dos telespectadores. Normalmente, tons neutros de amarelo, verde ou azul são escolhidos para essa publicidade. Pois bem, quanto à fonte, ela é digitada exclusivamente em preto.

Se, além das ferramentas de marketing acima, considerarmos tipos de publicidade atípica na TV, então a televenda também pode ser adicionada a esta lista. Esta é talvez também uma das formas mais caras de promover o seu negócio através da televisão. E esse anúncio fica assim: é alocado um tempo entre a transmissão, não superior a 5 minutos, durante o qual os telespectadores vêem os produtos ou serviços que você oferece, e são informados com o máximo de detalhes possível sobre suas características.

Na prática, este método é considerado muito eficaz e é amplamente utilizado nos canais de TV mais populares. Portanto, mesmo apesar do alto custo dessa promoção, você também enfrentará uma concorrência muito forte. Portanto, para que sua publicidade acompanhe as demais, você não deve encomendá-la com pressa. Para começar, estude as lojas de TV existentes (política de preços, forma de comunicação com os consumidores, sortimento, etc.).

Depois de dominar essas informações, comece a construir sua estrutura para a futura teleloja. Além disso, não deve ser semelhante aos demais, mas é melhor que tenha algumas características que, em primeiro lugar, beneficiarão os compradores. Afinal, é isso que vai obrigá-los a fazer compras exclusivamente na sua loja.

Pois bem, o último e mais moderno tipo de publicidade na TV é o patrocínio. Em geral, é considerado um tipo oculto, mas, apesar disso, o patrocínio é talvez uma das propagandas mais óbvias que podem ser encontradas hoje. Ao contrário de outras ferramentas de marketing, o patrocínio não significa simplesmente a compra de publicidade, mas uma espécie de troca mutuamente benéfica entre o cliente e o artista.

Essa troca, por sua vez, ocorre da seguinte forma: um cliente que precisa de publicidade patrocina um evento, vídeo, programa, etc., investindo nisso uma certa quantia de dinheiro. Pois bem, os anfitriões de um evento ou programa patrocinado, por tal contribuição financeira, comprometem-se a organizar um público considerável de consumidores e a anunciar-lhes os seus produtos ou serviços.

Quando questionados sobre quais tipos de publicidade de patrocínio existem em geral, eles podem ser classificados da seguinte forma::

  • publicidade por voz. Dublado pelos anfitriões do evento, ou pelo autor do vídeo, diretamente durante a transmissão;
  • módulo de publicidade. É um pequeno banner que fica em local de destaque na tela (no caso de transmissão de televisão ou vídeo), ou como fundo (se o evento patrocinado for ao vivo);
  • vídeo exclusivo. Um pequeno trecho de vídeo anunciando seu produto ou serviço. É utilizado exclusivamente para transmissão na televisão ou na Internet;
  • publicidade emparelhada. Neste caso, qualquer um dos métodos acima pode ser usado simultaneamente.

Além de o patrocínio ser um dos tipos de publicidade mais óbvios, é também um dos mais eficazes. Afinal, como mostra a prática, é justamente a categoria interessada de consumidores que vem a qualquer evento, que são fãs dos organizadores ou autores do próprio evento. Portanto, ao saber do seu patrocínio, você automaticamente recebe um grande reconhecimento desses mesmos fãs.

Além disso, outra vantagem significativa do patrocínio é que muitas vezes os próprios patrocinadores podem escolher a direção e o tema dos programas futuros: programas, eventos ou vídeos. Esta é uma característica muito importante, pois graças a ela o patrocinador pode facilmente contextualizar o roteiro de forma que futuramente sua publicidade possa ser incluída nele.

Pois bem, a última característica positiva desta ferramenta de marketing é a falta de concorrência. Afinal, organizar e patrocinar qualquer evento é um processo bastante trabalhoso e, portanto, a maioria dos clientes tem maior probabilidade de atrair novos tipos de publicidade que não exijam tais investimentos físicos e materiais.

Outros tipos de ferramentas de marketing

Já analisamos os tipos de publicidade mais populares e sua eficácia, e agora vamos passar para as ferramentas de marketing mais recentes e menos comuns: publicidade no rádio e na mídia impressa. Então, vamos examiná-los em ordem.

Quanto à publicidade radiofónica, esta, em regra, não é particularmente popular e destina-se apenas a um círculo restrito de consumidores: reformados, passageiros de transportes públicos, etc. Em geral, existem apenas dois tipos principais de publicidade no rádio: anúncios de locutores e introduções musicais.

O anúncio do locutor tem um custo bem menor em comparação com uma splash page, pois não exige muito esforço. O princípio de funcionamento de tal anúncio é o seguinte: o próprio cliente escreve um pequeno texto publicitário e o repassa ao locutor. E ele, por sua vez, lê o anúncio do cliente durante a transmissão mediante o pagamento de uma taxa. Dependendo do contrato e do pagamento, a mensagem pode ser lida algumas vezes ao dia, ou em todas as oportunidades (nas pausas no ar ou nos intervalos entre as transmissões).

Se falarmos do encarte musical, neste caso a situação será muito mais complicada. Além do texto publicitário habitual, que o cliente transmite ao locutor da rádio, o protetor de tela também deve conter uma faixa musical. E isso, via de regra, é trabalho de DJ. Ou seja, ao solicitar um encarte musical, você precisa pagar pelos serviços de várias pessoas ao mesmo tempo, o que sairá bem mais caro.

E, finalmente, vejamos as possibilidades de publicidade na mídia impressa. Essa ferramenta de marketing, comparada a todas as anteriores, tem o menor público. Isso se explica pelo fato de a geração moderna estar acostumada a ler notícias exclusivamente na Internet, abandonando completamente os jornais. Assim, o público poderá ser limitado apenas aos aposentados.

A situação só pode ser salva através da publicidade em meios de comunicação impressos semelhantes, como revistas temáticas ou jornais locais. Afinal, as revistas, apesar da existência da Internet, continuam a perder popularidade. Muitas vezes isso se explica pelo fato de que além das informações da revista, você também pode receber algum tipo de presente (desconto em determinada loja, estatueta de plástico ou metal, etc.). Muitas publicações já recorreram a esta medida de marketing, o que lhes permitiu permanecer à tona.

Pois bem, se estamos falando de jornais locais, então neste caso a audiência também não será pequena. Afinal, na Internet nem sempre é possível encontrar informações sobre os últimos acontecimentos da sua cidade, principalmente se falamos de pequenas cidades do interior.

Com base nisso, podemos concluir que, afinal, a publicidade na mídia impressa pode ser bastante eficaz. Portanto, vejamos quais tipos de publicidade podem ser usados ​​​​nesse sentido.

Hoje, existem apenas 4 tipos de ferramentas de marketing na mídia:

  • publicidade modular. É uma faixa separada de natureza publicitária, que pode ter a forma de uma coluna separada com um título, ou a forma de um texto publicitário colocado sobre um fundo brilhante que difere do resto do fundo da página;
  • publicidade classificada. Esta é talvez uma das formas mais caras de promover o seu próprio negócio através da mídia impressa. É um grande texto publicitário escrito pelo próprio cliente ou por redatores especiais (que custarão um pouco mais), que pode ocupar uma página inteira ou parte dela. Ao mesmo tempo, essa publicidade terá um título separado e vários subtítulos adicionais que dividirão a publicidade em seções. A pedido do cliente, a mensagem pode ser complementada com ilustrações;
  • publicidade de texto. Um dos métodos mais comuns, amplamente utilizado em quase todos os meios de comunicação impressos modernos. É uma pequena marca de texto localizada em um fundo separado. Via de regra, esta nota fica colocada no meio do texto e atrai bastante atenção. Ao mesmo tempo, este método de marketing é bastante barato;
  • brochuras e catálogos postais. Além disso, uma das formas mais caras de promoção é por meio da mídia impressa. Ao contrário de todas as opções acima, envolve uma revista ou livreto separado, de tamanho pequeno, que acompanha publicações impressas populares. Nessa revista ou folheto, o cliente pode colocar todos os bens ou serviços necessários à promoção, anexando-lhes informações e fotografias suficientes.
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Para desenvolver com sucesso o seu negócio, seja ele comércio, serviços diversos ou qualquer outro, deve antes de mais promovê-lo e torná-lo reconhecível. E a publicidade desempenha um papel importante nesta questão. É isso que permite atraí-los e interessá-los. E o atual desenvolvimento da sociedade e da tecnologia possibilita a utilização de diversos tipos de publicidade que podem atingir quase todas as categorias de pessoas. E isso permite transmitir informações sobre você, um produto, um serviço ou um negócio em geral a qualquer pessoa.

A publicidade exterior refere-se à publicidade localizada no território de uma área povoada. É colocado em outdoors, estandes, cabos de sustentação, telhados e paredes de casas, sobre ou dentro de veículos. Todos os tipos de publicidade outdoor, cujos exemplos podem ser encontrados em cada esquina, são ativamente utilizados, pois são de custo relativamente baixo, mas ao mesmo tempo bastante eficazes.

Outdoors são estruturas projetadas para acomodar um grande banner com publicidade. Na maioria das vezes eles estão localizados ao longo das estradas. O texto, os endereços e os números de telefone devem ser grandes para que possam ser facilmente lidos em veículos em movimento.

Flâmulas são folhas de tecido ou vinil com informações publicitárias que ficam estendidas na estrada. Este também é um método de promoção muito eficaz e muito utilizado.

As placas são uma espécie de balizas que indicam a direção em que o objeto anunciado está localizado.

Os letreiros são estruturas publicitárias dobráveis ​​ou dobráveis ​​nas quais se encontram informações sobre a empresa e seus dados de contato.

Sanduíches são pessoas disfarçadas que atraem clientes em potencial.

As figuras pneumáticas são figuras tridimensionais infláveis.

O aplique adesivo inclui vários pôsteres, adesivos e anúncios.

A Internet oferece enormes oportunidades para promover um negócio através da colocação de informações publicitárias.

Um banner é uma imagem gráfica retangular na qual há informações ou uma imagem.

Os vídeos são o tipo de publicidade mais comum na televisão. A duração do vídeo é geralmente de 15 a 30 segundos, mas pode ser diferente.

Linhas rastejantes são anúncios de texto exibidos durante a transmissão.

A compra de TV é uma forma pela qual o telespectador recebe informações completas sobre o objeto anunciado.

Patrocínio é publicidade oculta e aberta de bens, empresas ou serviços durante uma transmissão. A publicidade explícita é expressa em agradecimento pela assistência na organização e/ou condução de um programa, edição ou seção. O oculto se apresenta na forma de diversos acessórios, atributos ou produtos com a marca.

Anúncio é uma mensagem publicitária de texto gravada.

Os catálogos de correio são uma lista de produtos com descrições, preços e fotografias distribuídas através de caixas de correio.

04Março

Etapas de uma campanha publicitária online

  • Informa o consumidor sobre seu produto, suas características e benefícios;
  • Treina o consumidor para utilizar seu produto;
  • Diverte;
  • Vende.

Hoje, os empresários têm uma ampla escolha de canais de distribuição de publicidade: televisão, rádio, recursos impressos, outdoors. No entanto, a Internet é considerada o canal mais promissor para a distribuição de mensagens de comunicação.

vamos considerar estágios de desenvolvimento da publicidade online na Rússia:

  1. Primeiro houve spam. Início da década de 90 do século passado. Todos nós nos lembramos daquelas cartas de vendas irritantes em nossas caixas de entrada de e-mail. Os remetentes não tinham a oportunidade de personalizar as cartas, por isso as enviavam para todos. Como resultado, os anunciantes, na maioria dos casos, receberam apenas uma reação irada dos usuários.
  2. Década de 2000 - surgimento e utilização das redes sociais para promoção de produtos. O desenvolvimento de navegadores e motores de busca permitiu a realização de campanhas publicitárias personalizadas na Internet.
  3. A década de 2010 viu o surgimento de notificações e pop-ups.

Antes de prosseguirmos com o estudo dos tipos de publicidade online, consideraremos as principais etapas de uma campanha publicitária online:

  1. Formular os objetivos de uma campanha publicitária online;
  2. Determinação do público-alvo. Aqui você precisa descrever fatores demográficos e psicográficos, interesses e preferências.
  3. Desenvolvimento de uma estratégia e programa de promoção. Aqui você precisa levar em consideração o seu público-alvo e o orçamento da campanha publicitária;
  4. Implementação;
  5. Controle baseado em indicadores de desempenho.

Vantagens da publicidade online em relação a outros métodos

Nem todas as empresas têm grandes orçamentos de marketing. Mais recentemente, esta foi a principal razão para o fracasso das pequenas novas organizações; os seus esforços não foram perceptíveis no contexto das grandiosas campanhas publicitárias dos veteranos no mercado.

Com o advento da publicidade online, tudo mudou. A publicidade na Internet não é tão cara quanto a publicidade na televisão, no rádio e na mídia impressa. Até a dona de casa Masha, que faz sabonete caseiro e depois vende em sua página na rede social, pode pagar.

A Internet permite que você personalize sua mensagem de forma que ela seja exibida apenas para os usuários que nela tenham interesse, ou seja, apenas para o seu público potencial. Ao mesmo tempo, você pode personalizar a publicidade dos produtos para cada cliente individualmente, de acordo com suas necessidades e interesses.

Tipos e custos de publicidade na Internet

Na verdade, hoje existe um grande número de tipos de publicidade na Internet. Para maior comodidade no fornecimento de informações, iremos combiná-los em grupos.

publicidade contextual

Este é o método de promoção mais famoso na World Wide Web.

Por exemplo, você vende sabonetes caseiros, portanto, a publicidade contextual de seus produtos será colocada em fóruns e sites femininos com conselhos femininos.

Prós:

  • Personalização;
  • Foco no público-alvo;
  • Economizando tempo e dinheiro;
  • Eficácia visível.

Desvantagens:

  • A publicidade contextual funciona exatamente enquanto você pagou;
  • Preço instável;
  • A necessidade de otimizar regularmente as mensagens para garantir a “clicabilidade”;
  • Desconfiança por parte do público-alvo;

Vamos descobrir imediatamente quais ferramentas de publicidade contextual existem e como colocá-las usando cada uma delas.

Yandex Direto– uma das ferramentas de publicidade contextual mais famosas e eficazes. A configuração é bastante simples; descreveremos a sequência de ações ao colocar publicidade contextual no Yandex Direct.

  • Registre-se no sistema Yandex. Durante o registro, selecione a interface de serviço profissional. Clique no link “Anunciar”.
  • Configurando parâmetros de campanha publicitária. Aqui você precisa selecionar o nome da empresa, indicar seu nome, sobrenome e patronímico e data de nascimento. Não é tão importante. É preciso ficar atento a cinco pontos: estratégia, direcionamento de tempo, região, montagem em plataformas temáticas e frases adicionais.

Segmentação por tempo exibe a hora do dia em que sua mensagem será exibida no mecanismo de busca Yandex e os dias da semana. Ao escolher a segmentação por tempo, recomendamos baseá-la no tipo de produto e no orçamento.

A região depende de onde você vende seu produto. Por exemplo, se você oferece sabonete caseiro apenas em Moscou e não oferece serviços de entrega para as regiões, deverá indicar Moscou neste campo de configuração.

As configurações nos sites temáticos são necessárias para limitar os recursos nos quais sua mensagem será exibida. Muitos especialistas recomendam desabilitar os resultados da pesquisa em sites temáticos para que a mensagem seja exibida exclusivamente no próprio mecanismo de pesquisa mediante solicitação do usuário correspondente.

Frases adicionais são aquelas frases pelas quais sua mensagem será exibida, além das palavras-chave principais. Via de regra, são sinônimos e palavras de significado próximo. Os especialistas também recomendam desativar esta opção para tornar os resultados mais relevantes.

  • Você precisa selecionar o título e o texto do anúncio, bem como selecionar palavras-chave. Esta etapa é a mais importante.

Para selecionar um título e texto, você deve preencher o campo “link para o site”. Neste campo você deve copiar o link, no nosso caso - o site onde vendemos nosso sabonete caseiro. Após esta ação, o título e o texto serão digitados automaticamente.

As palavras-chave são selecionadas usando o serviço de seleção de palavras-chave Yandex. Você será direcionado clicando no link “Selecionar palavras” próximo ao campo de novas palavras-chave.

Nas configurações do serviço, indicamos a região e digitamos sequencialmente frases que se relacionam com a nossa tarefa - vender sabonete. Por exemplo, compre sabonete caseiro, sabonete caseiro de presente e assim por diante.

Depois de digitar uma frase e clicar no botão “Selecionar”, uma página será aberta na sua frente com a frequência da consulta digitada em um determinado período de tempo em uma determinada região, bem como consultas de significado semelhante e sua frequência. Não selecione frases e palavras com frequência de pesquisa superior a 1000, atenderemos consultas com frequência de 500 a 1000 por mês;

Se você quiser que uma frase ou palavra inteira identifique seu anúncio apenas na forma em que você o inseriu, coloque essa frase ou palavra entre aspas. Por exemplo, se você não colocar a frase “sabonete caseiro” entre aspas, então seu anúncio de venda também aparecerá com a solicitação “como fazer sabonete caseiro”, que não é o que queremos.

  • Na próxima etapa você verá suas palavras-chave e seus preços. Podemos filtrar solicitações excessivamente caras usando uma configuração na parte superior da página.
  • Enviando um anúncio para moderação e pagando por cliques. Caso sua campanha não tenha passado na moderação, aconselhamos que você entre em contato com o serviço de suporte Yandex Direct pelo telefone 8 800 333-9639, informe o número da campanha publicitária e descubra o motivo. Os anúncios são frequentemente rejeitados por engano.

Mas aqui está a sequência de ações:

  • O primeiro passo é registrar-se no Google.
  • O segundo passo é escolher o tipo de publicidade contextual, ou seja, os serviços em que seu anúncio será exibido: página de consulta de pesquisa do Google, sites. Além disso, numa primeira fase indicamos o nome da campanha publicitária que não será apresentada aos utilizadores;

Aqui selecionamos as plataformas em que o anúncio será exibido, região e estratégia. Tudo é igual ao Yandex Direct.

Mas também existem diferenças. A primeira é a capacidade de definir uma taxa máxima de cliques e um orçamento. A segunda diferença é a capacidade de adicionar links para recursos adicionais. Finalmente, a terceira diferença é a capacidade de especificar as datas de início e término de sua campanha publicitária.

  • A terceira etapa é selecionar palavras-chave. O serviço de seleção de palavras-chave do Google é semelhante ao serviço Yandex. As regras são as mesmas.
  • A quarta etapa é enviar o anúncio para moderação, pagamento e veiculação.

Banner publicitário

Prós:

  • Memorabilidade;
  • "Visibilidade";
  • Ampla cobertura de audiência;
  • Aumentar o conhecimento da empresa/marca;

Desvantagens:

  • O usuário fica entediado rapidamente (precisa ser trocado com frequência);
  • Pode ser intrusivo e percebido negativamente pelo usuário.

Vamos agora descobrir como colocar banners publicitários. Para fazer isso, você pode escolher uma de duas maneiras: pesquisa independente de recursos e posicionamento ou posicionamento usando serviços de banner.

Aqui está uma tabela de comparação desses dois métodos.

Característica

Auto-acomodação

Usando serviços de colocação de banners (tome o serviço Rotaban como exemplo)

Qualidade de hospedagem de sites

Alto

Médio baixo)

Retorno

Alto

Preço

Depende do site de hospedagem

Depende do site de hospedagem

Curto

Custos de tempo

Alto
  • Pesquise sites e recursos para postagem. Para encontrar um recurso adequado para colocação de banner, é necessário fazer uma solicitação do tema em qualquer mecanismo de busca. No nosso caso, sabonete caseiro. Digitamos “blog sobre cosméticos naturais” no mecanismo de busca e seguimos os cinco primeiros links.

Depois de chegar ao site, você precisa prestar atenção a cinco elementos: design do site, presença e quantidade de publicidade, conteúdo do site, tráfego do site, alcance do público. Se todos os indicadores forem altos o suficiente, você poderá procurar a seção “Publicidade” e negociar a colocação com o proprietário do site.

  • Criando um banner. Deve ser memorável e também relevante para o seu produto. Recomendamos colocar informações sobre os benefícios do produto no banner. Por exemplo, o sabonete caseiro vai aliviar o ressecamento da pele das mãos e envolvê-lo no aroma de pêssegos maduros. Também é necessário colocar sua logomarca e imagem do produto. O usuário receberá o restante das informações após clicar no link.

Ao criar um banner, você precisa estar atento aos padrões. O tamanho da imagem é especificado pelo proprietário do site onde o anúncio será postado. Discuta esse assunto com antecedência. Mas o formato pode ser jpeg para imagens estáticas e gif ou flash para animação.

  • Nós pagamos e colocamos.

Teasers e vídeos virais

A essência dessas ferramentas é criar um vídeo, imagem ou mensagem de texto que interessasse imediatamente ao usuário e se tornasse uma espécie de “vírus”, ou seja, se espalhasse na rede de forma independente com a ajuda dos próprios usuários. É melhor colocar esses anúncios em redes sociais e fóruns.

Prós:

  • Não há necessidade de gastar dinheiro em distribuição;
  • Ampla cobertura de audiência;
  • Facilidade de execução;
  • Personalização.

Desvantagens:

  • Alto risco de fracasso de toda a campanha publicitária;
  • Alta competição;
  • Interpretação incorreta da mensagem pelo usuário.

Publicidade direcionada nas redes sociais

A publicidade direcionada nas redes sociais é a ferramenta de publicidade mais acessível na Internet. Targeting é um pequeno anúncio em uma rede social que, ao ser clicado, redirecionará o usuário para o seu site ou página.

Prós:

  • Alto grau de alcance do público-alvo (target);
  • Baixo custo;
  • Fácil de configurar.

Desvantagens:

  • As redes sociais onde é colocada publicidade direcionada não têm como objetivo vendas;
  • A postagem só é possível em uma rede social.

A estrutura de um anúncio direcionado deve conter os seguintes elementos:

  • Link para o seu recurso;
  • Título;
  • Informação básica que pretende transmitir ao consumidor (uma ou duas frases);
  • Imagem (se a sua marca for conhecida pode colocar um logótipo, noutros casos é preferível utilizar uma imagem do produto);
  • Parâmetros do público-alvo: dados demográficos, interesses.

O cumprimento desta estrutura permitirá que você configure publicidade direcionada eficaz em qualquer rede social.

Publicidade em redes sociais

Colocar esse anúncio é muito simples. Basta combinar com o dono da página ou grupo a colocação por um determinado preço.

Prós:

  • Personalização;
  • Baixo custo;
  • Facilidade de colocação;
  • Possibilidade de estabelecer feedback com os consumidores.

Desvantagens:

  • A necessidade de atualização constante;
  • As redes sociais não têm como objetivo a venda, pelo que a publicidade nas redes sociais tem um caráter mais informativo.

Quadros de avisos como plataforma de publicidade

Os quadros de avisos como plataforma de publicidade são frequentemente usados ​​​​por pequenas empresas. Essa publicidade é um simples anúncio de venda com um link para o site. Além disso, os quadros de avisos são um local onde você pode colocar anúncios na Internet de forma totalmente gratuita.

Prós:

  • Baixo custo (pode ser gratuito);
  • Personalização;
  • Foco em vendas.

Desvantagens:

  • Pequena cobertura;
  • Desconfiança do usuário.

Janelas pop-up

Janelas pop-up São janelas que aparecem em cima de um recurso e dificultam a visualização do site pelo usuário.

A criação de janelas pop-up requer conhecimentos de programação, por isso aconselhamos que procure ajuda de especialistas em TI.

Caso não tenha esta opção, você pode usar um dos seguintes serviços para criar janelas pop-up:

  • Olá Barra– um serviço bastante simples. Ao se cadastrar, você receberá um código especial que deverá ser inserido no template do seu site. Em seguida, será solicitado que você configure as tarefas do serviço (coletar informações de contato do usuário, ligar, redirecionar para outra página, anúncio), tipo de pop-up, texto e imagem do anúncio. Isso concluirá a criação da janela pop-up. O serviço é pago.
  • ObterSiteControl. Este serviço repete completamente o processo de configuração de uma janela Popup no serviço Hello Bar, por isso não vamos nos alongar sobre isso. O serviço também é pago.
  • Mailmunch tem uma versão gratuita com funcionalidade limitada. Além disso, este serviço, além de definir o tipo de janela, permite selecionar um modelo, desenhar e adicionar campos adicionais. A sequência de ações ao criar uma janela é semelhante aos serviços anteriores.
  • Sumôme também tem uma versão gratuita. A configuração do serviço é idêntica às anteriores.

Prós:

  • Alto recall da marca;
  • Ampla cobertura.

Desvantagens:

  • Custo relativamente alto;
  • Capacidade de bloqueá-los nas configurações do navegador;
  • Alta complexidade de colocação;
  • Intrusividade excessiva;
  • Reações mistas do usuário.

Notificações via push

Mas, diferentemente das janelas pop-up, as notificações push também exigem uma elaboração cuidadosa do conteúdo da mensagem publicitária. Em primeiro lugar, deve interessar ao usuário e forçá-lo a seguir o link.

Prós:

  • Personalização;
  • Ampla cobertura;

Desvantagens:

  • Desconfiança do usuário;
  • Alta complexidade de colocação;
  • Custo relativamente alto.

Publicidade em aplicativos móveis

A publicidade em aplicativos móveis baseados em Android e iOS também consiste em janelas pop-up. Nesse caso, o usuário não pode desligar o anúncio até visualizá-lo. Somente depois disso o próprio aplicativo estará disponível para o usuário.

Tal notificação pode ser colocada de comum acordo com o proprietário do aplicativo. O lado técnico do desenvolvimento de anúncios geralmente é cuidado pelo desenvolvedor do aplicativo.

Prós:

  • 100% de garantia de que o usuário verá seu anúncio;
  • Recall da marca;
  • Ampla cobertura.

Desvantagens:

  • Reação ambígua do usuário;
  • Não voltado para vendas;
  • Alta complexidade de colocação;
  • Custo de alojamento relativamente elevado.

Vídeos promocionais no YouTube

Ao mesmo tempo, você deve se esforçar para garantir que o usuário “compartilhe” o que vê com os amigos. Isto permitir-nos-á obter o chamado efeito viral, no qual os próprios potenciais consumidores distribuem a sua publicidade.

Existem várias regras que devem ser seguidas ao criar um vídeo viral:

  • É necessário tornar-se “invisível”. Segundo o autor, a publicidade viral não deve impor um produto, sua função é apenas dar dicas ao consumidor sobre o produto.
  • Paciência, apenas paciência. A publicidade viral geralmente leva muito tempo para se tornar famosa e gerar lucro.
  • “Infectar” o consumidor! O consumidor deve querer falar sobre a propaganda e o produto.
  • O vírus é o “dono” da situação. Os pensamentos e ações do consumidor devem estar sob o controle do vírus.
  • Explorando o poder dos laços fracos. Na disseminação da publicidade viral na Internet, os usuários com grande número de conexões sociais casuais são de maior importância do que as pessoas que se comunicam regularmente com um determinado círculo de pessoas próximas.
  • para chegar ao ponto de viragem. Para que a publicidade viral atinja uma determinada escala é necessário investir tempo, trabalho e dinheiro nela.

Um excelente exemplo de vídeo viral é um anúncio do serviço de entrega Delivery Club. A empresa lançou uma série de vídeos curtos sobre as Tartarugas Ninja que ficam em casa usando um serviço de entrega de comida online para resolver seu problema de medo do contato social ao comprar pizza. Cada vídeo tem seu próprio enredo, cujo centro é o Delivery Club. Um vídeo custou à empresa em média 5.000 rublos e as vendas dobraram.

Outro exemplo de vídeo viral é um anúncio de chocolate Cadbury. O vídeo de 1,5 minuto apresenta um enorme gorila tocando bateria e uma barra de chocolate aparece no final do anúncio. Este vírus custou à empresa quase um milhão de rublos. Porém, não trouxe resultados econômicos.

Vejamos por que um vídeo que custa 5.000 rublos acabou sendo mais eficaz do que um vídeo que custa 1 milhão de rublos.

  • Seu produto deve ser central na história;
  • Os personagens do vídeo devem estar associados ao seu produto/empresa/marca (todos nos lembramos do desenho sobre as Tartarugas Ninja, que adoravam pizza);
  • O vídeo não deve ofender os sentimentos do público.

Boletins informativos por e-mail

Isso se tornou possível em grande parte graças ao desenvolvimento dos navegadores e da Internet em geral. Você pode obter informações sobre os interesses e preferências dos usuários com base nas suas últimas consultas nos motores de busca. E isso, por sua vez, permite fazer newsletters personalizadas.

Neste caso, a carta deve atender a vários critérios:

  • Título brilhante e interessante;
  • Oferta personalizada (o produto deve resolver um problema de um consumidor específico). É necessário escrever uma carta individual para cada potencial cliente!
  • A carta deve incluir um link para o seu site;
  • Na parte inferior da carta, anexe um botão que permite cancelar a inscrição na sua lista de e-mails.

Prós:

  • Abordagem personalizada;
  • Foco em vendas;
  • Facilidade de implementação;
  • 100% de garantia de que o usuário verá seu anúncio.

Desvantagens:

  • Altos custos trabalhistas;
  • Dificuldade em obter informações de contato de potenciais clientes;
  • Intrusividade excessiva.

Artigos de especialistas em revistas online

A primeira coisa que você precisará fazer é negociar com o editor da revista a publicação do artigo (por um determinado custo ou até mesmo gratuitamente).

Você terá que escrever o artigo sozinho. Neste caso, o artigo deve corresponder ao tema da revista e ao estilo de redação.

Em um artigo especializado, é necessário dar a descrição mais completa do seu produto, suas vantagens e indicar seu valor para o consumidor. É aconselhável confirmar suas palavras com dados de pesquisas científicas ou de especialistas.

Prós:

  • Alto grau de confiança dos potenciais consumidores;
  • Baixo custo (normalmente);
  • Melhora a imagem da empresa;
  • Informa o consumidor;
  • Facilidade de implementação.

Desvantagens:

  • Pequena cobertura (dependendo da revista);
  • Não destinado a vendas.

CPA e marketing afiliado

CPA ou Custo por Ação traduzido do inglês significa “Pay for Action”. Na verdade, o CPA é uma ferramenta de promoção que envolve o pagamento de publicidade na Internet somente depois que seu cliente potencial conclui uma ação direcionada. A ação alvo pode ser seguir um link, registrar-se no site ou comprar seu produto; você mesmo define a meta para os anunciantes;

Caso a ação estabelecida não tenha sido executada, o pagamento dos serviços promocionais não é efetuado. No caso do CPA, ambas as partes, o cliente e o executor, estão interessadas no resultado máximo da campanha publicitária, uma vez que o seu lucro depende diretamente do seu sucesso. Eles se tornam parceiros, e é por isso que o marketing de CPA também é chamado de marketing de afiliados.

Benefícios do marketing de CPA

  • Você paga apenas por clientes reais;
  • Suas despesas são fixas (você mesmo as define);
  • O interesse das plataformas publicitárias em atrair clientes;
  • Economizando tempo e recursos de mão de obra;
  • Ampla cobertura de audiência.

Desvantagens do marketing de CPA

  • A necessidade de concluir um acordo;
  • Altas barreiras de entrada para pequenas organizações: os sites não querem aceitar pedidos “pequenos”;
  • Alta concorrência por espaço publicitário;
  • Existe a possibilidade de fraude por parte das plataformas de publicidade.

Assim, o CPA permite que você pague apenas por clientes reais (leads) trazidos a você pelo anunciante. Para aplicar o marketing de CPA na prática, são usadas redes de CPA ou programas de afiliados. São serviços onde os anunciantes selecionam plataformas adequadas para anunciar seus produtos.

As redes CPA funcionam da seguinte forma: o anunciante fecha um acordo com a rede, define os parâmetros da campanha publicitária (preço, baixa os próprios materiais publicitários, define a ação alvo), reabastece o orçamento com um determinado valor e depois recebe seus clientes.

Publicidade nativa

A publicidade nativa é frequentemente usada por especialistas em RP em suas atividades. Esse tipo de publicidade representa conteúdo do site da plataforma que é interessante para os leitores. É isso que torna a publicidade nativa atraente para os profissionais de RP; os recursos da Internet muitas vezes publicam essa publicidade gratuitamente e até agradecem ao anunciante pelo conteúdo interessante.

  • Baixo custo (possibilidade de colocação gratuita);
  • A capacidade de atribuir responsabilidades pela redação do próprio artigo a especialistas terceirizados;
  • Interesse vivo pelo conteúdo.
  • Baixo grau de personalização;
  • Visa informar e não vender;
  • O risco de “perder” o produto devido ao conteúdo interessante.
  • Seus leitores devem ser o seu público-alvo;
  • Seu conteúdo deve corresponder ao tema do seu artigo publicitário.

SEO + seu próprio site de informações

Para fazer isso, selecione palavras-chave (aquelas frases e palavras que os usuários usam como consultas nos mecanismos de pesquisa) sobre o seu tópico. É melhor fazer isso em dois serviços ao mesmo tempo: Yandex Wordstat e Google Adwords, para elevar o site nos resultados de pesquisa do Google e Yandex. Em seguida, escreva um artigo incorporando essas palavras e frases. O artigo deve ser interessante e informativo. Ao mesmo tempo, o seu tema deve promover o seu produto.

Vantagens:

  • Promover o seu próprio site;
  • Percepção positiva dos leitores;
  • Interesse vivo pelo conteúdo;
  • Baixo custo da campanha (pode ser realizada gratuitamente);
  • Atrair novos clientes dos motores de busca.

Imperfeições:

  • Baixo grau de personalização;
  • O risco de criar conteúdos demasiado “publicitários” (rejeição por parte dos sites e reação negativa dos consumidores);
  • O risco de “perder” o produto devido a conteúdos interessantes;
  • A função de vendas do site pode ser perdida.

Comparação de todos os tipos de publicidade na Internet

Custo médio de colocação Orientação

Complexidade de implementação

200 rublos/dia Vendas
Depende do recurso em que é postado, do tamanho do banner e da localização do banner na página.

Pode ser implementado de forma independente

Teasers

300 rublos/dia. Depende do recurso, calculado com base no custo por clique Vendas/

Pode ser implementado de forma independente

200 rublos/dia. Depende do recurso, calculado com base no custo de um clique (transição)

Pode ser implementado de forma independente

20 rublos/dia. Depende do recurso Aumentar o conhecimento da marca, informando os consumidores

Pode ser implementado de forma independente

Quadros de aviso

Publicidade gratuita possível Vendas

Pode ser implementado de forma independente

Janelas pop-up

Depende de muitos fatores Vendas/conhecimento da marca

É necessária a ajuda de especialistas (programadores). É possível utilizar serviços especiais (Hello Bar, GetSiteControl, Mailmunch, Sumome, AddThis, Witget, Picreel, Optimonk)

Notificações via push

Depende de muitos fatores Vendas/conhecimento da marca

Precisa de ajuda de especialistas (programadores)

Depende de muitos fatores Aumentando o conhecimento da marca

Por acordo com o proprietário do aplicativo

Colocação gratuita possível Aumentando o conhecimento da marca

Depende da ideia do vídeo

Gratuito se você tiver detalhes de contato Vendas, informações ao consumidor

Pode ser implementado de forma independente

Artigos de especialistas

100 rublos/dia

Pode ser implementado de forma independente

CPA e marketing afiliado

Porcentagem de vendas Vendas

Uso de serviços/pode ser implementado de forma independente

Depende de muitos fatores Informar os consumidores/melhorar a imagem da organização Pode ser implementado de forma independente
SEO + seu próprio site de informações Depende de muitos fatores Informar o consumidor/melhorar a imagem da organização/vendas

Você mesmo pode implementar, mas é melhor entrar em contato com especialistas

Cálculo da eficácia de uma campanha publicitária na Internet

Depois de escolhermos as ferramentas de promoção online mais adequadas para nós, precisamos começar a avaliar a eficácia de cada uma delas. Existem três formas universais de avaliar a eficácia de uma campanha publicitária online: CPM, CTR e CPC. Vejamos cada um deles.

Taxa de cliques (CTR) – taxa de cliques. Ele exibe o número de usuários que clicaram no link após ver seu anúncio.

A CTR é definida como a proporção entre o número de cliques em seu anúncio e o número total de impressões de anúncios multiplicado por 100%.

Exemplo. Seu anúncio foi exibido 2,5 mil vezes e 200 pessoas clicaram nele. Assim, CTR = 200/2500*100% = 8%.

Isso significa que seu anúncio atraiu 8% dos usuários que o viram para seu site. Normalmente, a taxa de CTR varia de 1% a 2%.

Para aumentar esse indicador, você precisa fazer o seguinte trabalho com seu anúncio:

  • Personalize o máximo possível;
  • Torne-o mais brilhante e contrastante;
  • Redimensionar (ampliar);
  • Altere a localização do anúncio (coloque-o na área central).

Custo por clique (CPC) - custo por clique. Esta métrica mostra o custo de um clique em seu anúncio.

Usando o CPC, você pode avaliar seu anúncio em termos do retorno do investimento de um cliente potencial que acessa seu site.

Exemplo. Seu banner custa 6.000 rublos por mês. Durante este mês, 500 potenciais clientes acessaram seu site por meio dele. CPC = 6.000/500 = 12 rublos. Assim, uma transição de um banner para o site custa 12 rublos.

Para aumentar o CPC você precisa:

  • Personalize o seu anúncio tanto quanto possível;
  • Configure um filtro geográfico para impressões;
  • Configure um filtro de horário para impressões (horário do dia em que seu anúncio será exibido);

Custo por mil (CPM) – exibe um custo fixo para 1.000 impressões, excluindo cliques.

É calculado como o produto de mil impressões, CTR e custo por clique.

Exemplo. Seu anúncio foi exibido 2.500 vezes e 200 pessoas clicaram nele. Seu custo é de 400 rublos por dia.

CTR = 200/2500*100% = 8%;

CPC = 400/200 = 2 rublos por dia;

Assim, CPM = 1.000*8%*2 = 160 rublos custa 1.000 impressões do seu anúncio.

Qual a melhor forma de conduzir uma campanha publicitária na Internet

É hora de falar sobre a melhor forma de realizar uma campanha publicitária na Internet: por conta própria ou com a ajuda de especialistas em publicidade online de organizações terceirizadas.

Esta é uma questão bastante complicada. A resposta depende de fatores como:

  • Disponibilidade de tempo livre;
  • Sua educação;
  • Tipos selecionados de publicidade na Internet;
  • Seu produto;
  • O público alvo.

Mas ainda assim, comparamos esses dois métodos de realização de uma campanha publicitária na Internet, os dados da análise são apresentados na tabela.

Índice

Por conta própria Freelancers
Baixo (possibilidade de colocação gratuita) A partir de 1.000 rublos para um tipo de publicidade na Internet

A partir de 3.000 rublos

Custo de tempo

Alto Baixo

Custos trabalhistas

Alto Média
Alto Alto

Amplitude de escolha de ferramentas de promoção online

Nem todas as ferramentas estão disponíveis Todas as ferramentas disponíveis

Todas as ferramentas disponíveis

Perguntas frequentes sobre promoção online

  1. Que tipo de publicidade na Internet é considerada mais eficaz?

Não existe ferramenta de promoção mais eficaz. Tudo depende do objetivo da campanha publicitária, do detalhe e da qualidade do trabalho. Porém, do ponto de vista da eficiência económica, neste momento, a publicidade contextual pode ser distinguida.

  1. É possível fazer uma campanha publicitária na Internet sem gastar dinheiro?

Sim você pode. Mas neste caso você precisará despender muito tempo e seu próprio trabalho. Ao mesmo tempo, você terá acesso a um conjunto limitado de ferramentas: publicidade em painéis de mensagens, vídeos promocionais no YouTube e boletins informativos por e-mail.

  1. Qual a melhor forma de combinar ferramentas de promoção online? Posso usar apenas uma ferramenta?

Você não pode criar um plano de mídia universal. A combinação de certas ferramentas depende de seus objetivos, capacidades e produto. Mas, ao mesmo tempo, pode-se afirmar inequivocamente que a utilização de apenas uma ferramenta de promoção online não levará a resultados significativos.



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